20 anos de Queer Lisboa

O Queer Lisboa – Festival Internacional de Cinema é o primeiro festival nacional criado com o propósito específico de exibir novas propostas cinematográficas de temática gay, lésbica, bissexual, transgénero e transsexual, um género cunhado internacionalmente como Cinema Queer. Este é um cinema que irrompe com crescente expressão nos grandes festivais de cinema internacionais e é objetivo do Queer Lisboa o de programar o que de mais relevante em termos estéticos e narrativos se faz no panorama mundial, visando colmatar o facto de esta cinematografia ser de acesso restrito ao grande público.

Criado em 1997, o Queer Lisboa é hoje o mais antigo festival de cinema da cidade de Lisboa, tendo ao longo dos anos consolidado a sua reputação a nível internacional, sendo neste momento um dos festivais do género mais reconhecidos a nível europeu e mundial, pela qualidade da sua programação e atividades, bem como pelos convidados que a ele atrai.

O Queer Lisboa tem estabelecido também relações privilegiadas com alguns dos principais festivais congéneres europeus e mundiais, com os quais participa regularmente em atividades de permuta de programação, criação de redes de intercâmbio cultural e formativo, e aos quais os seus programadores se deslocam regularmente. Estas redes revelam-se também fundamentais para a divulgação do cinema português além-fronteiras.

Em 2015, a Associação Cultural Janela Indiscreta inaugurou na Cidade do Porto a primeira edição do Queer Porto – Festival Internacional de Cinema Queer. Este ano, repetem a dose.

A estreia deste ano (tanto na edição de Lisboa, como na do Porto) é a longa-metragem de Absolutamente Fabulosas!

Apropriado para a sua estreia no grande ecrã, Edina Monsoon e Patsy Stone (Jennifer Saunders e Joanna Lumley) ainda transpiram brilho e glamour, vivendo a vida de luxo a que estão habituadas: compras, bebidas e saídas à noite nos locais mais modernos de Londres. Mas quando um dia, acidentalmente, empurram Kate Moss para o rio Tamisa numa festa da moda, Eddy e Patsy envolvem-se numa tempestade dos media em torno da morte prematura da supermodelo, sendo perseguidas implacavelmente pelos paparazzi. Fogem sem um tostão para a meca glamorousa dos super-ricos, a Riviera francesa, onde criam um plano para tornar a sua fuga permanente e viveram a vida de luxo para sempre!

Para programar na agenda de reentré, clique aqui: http://queerlisboa.pt/guia-filmes#

Caso queira conhecer a nossa loja:

+Vibrolandia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Seleccione um ponto de entrega

Abrir o chat
1
Em que podemos ajudar?
Scan the code
Olá! Por favor leia as nossas FAQ: https://vibrolandia.com/faq/
Caso a sua questão não tenha sido esclarecida clique no botão abaixo.
Este site contém imagens e conteúdos exclusivamente para adultos. Se você não atingiu a idade de 18 anos ou se este tipo de conteúdo o ofende, não prossiga