Museu do Erotismo em Paris vai a leilão

O leilão de mais de dois mil objetos do Museu do Erotismo de Paris, o único museu francês dedicado ao erotismo e aos prazeres carnais, atingiu neste domingo 450.000 euros, informou a casa de leilões Cornette de Saint Cyr.

Fundado em 1998 em Pigalle – bairro boémio de Paris – por dois amigos, Jo Khalifa (professor) e Alain Plumey (ex-ator de filmes pornográficos e marchand de arte), ambos fascinados pelo erotismo e suas representações artísticas, o Museu do Erotismo recebia anualmente dezenas de milhares de visitantes.

Wolinski dedicou-lhe um cartoon, que passou a fazer parte do espólio do Museu e foi agora leiloado. O quadro de Alex Varenne “Os seios da Mona Lisa”, que mostra uma Gioconda nua, foi vendido por 13.524 euros.

wolinski

O lote mais original, uma imponente escultura moderna em bronze de Rudolfo Bocaccio, de 1980, que representa uma mulher e um robot envolvidos num acto sexual, foi arrematado por 38.160 euros. A peça era avaliada entre 7.000 e 8.000 euros.

museu3

Mais de 500 pessoas assistiram à venda no local, enquanto outras 500 a seguiram pela internet.

Uma obra de Salvador Dalí, versão em baixo-relevo de 1977 de sua tela de 1954, intitulada “Joven virgen autosodomizada por los cuernos de su propia castidad” (Jovem virgem auto-sodomizada pelos chifres de sua própria castidade), foi arrematada por 20.608 euros para uma estimativa inicial de 2.000 a 3.000 euros.

dali

O dono do edifício decidiu não renovar o contracto de aluguer e os proprietários do museu não tiveram outra alternativa viável para o manter, uma versão parisiense de outros similares no mundo, como o Venustempel de Amsterdão ou o Museu do Sexo de Nova York.

Os seus proprietários, grandes viajantes, adquiriram durante trinta anos uma coleção internacional que misturava arte popular, sacra e contemporânea.

museu1

Muitos lotes eram provenientes da Ásia, onde o erotismo é considerado  uma forma de filosofia. A peça mais antiga é um baixo-relevo em mármore do século XVIII, procedente de um templo tântrico e que representa Vishnu.

Um kamasutra indiano, bronzes de Pathan (Tibete), um cachimbo fálico tailandês talhado em madeira e representações de genitais femininos e masculinos da América Latina ou um dispositivo francês do final do século XVIII que representa a cópula de um casal foram alguns dos lotes leiloados.

Muitos deles evocam a era dos prostíbulos (bordéis), que floresceram em França na idade de ouro do fim do século XIX, antes de seu encerramento definitivo, em 1946.

Entre outros objetos leiloados estão dildos do mundo inteiro e de todas as épocas, cadeiras do prazer e desenhos, fotografias e esculturas eróticas.

+Vibrolandia

Seleccione um ponto de entrega

Abrir o chat
1
Em que podemos ajudar?
Scan the code
Olá! Por favor leia as nossas FAQ: https://vibrolandia.com/faq/
Caso a sua questão não tenha sido esclarecida clique no botão abaixo.
Este site contém imagens e conteúdos exclusivamente para adultos. Se você não atingiu a idade de 18 anos ou se este tipo de conteúdo o ofende, não prossiga